Curta Nossa Página do Facebook!


  • Páginas

    terça-feira, 23 de setembro de 2014

    Cuidados com prematuro

    Cuidados com o prematuro é um tema muito extenso, sendo assim, esse post foi criado para esclarecer um pouco das muitas duvidas  a respeito desse assunto, se sintam a vontade para pedir uma explicação mais detalhada  sobre isso.
      O bebê é considerado prematuro quando o mesmo nasce com menos de 37 semanas de gestação,
       Os bebês prematuros são, em sua grande maioria, visivelmente reconhecidos, pois geralmente tem baixo peso ao nascer, poucos reflexos de sucção e deglutição, pele mais sensível, fina e brilhante; são  bebês que, em sua grande maioria, tiveram que ficar por horas ou ate mesmo por dias internados em uma Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI) para tratamento de, desde uma adaptação respiratória e ganho de peso até tratamentos mais complexos, enfim, são  bebês que precisaram de algum tratamento específico devido a sua prematuridade.
      Quando os bebês recebem alta  da UTI, os pais se veem perdidos, pensando em como será cuidar de um bebê tao pequeno e frágil e como adaptar as suas rotinas a do bebê que precisará de uma atenção especial, assim como bebês que nascem no tempo certo, a partir das 37 semanas de gestação, a diferença é que os prematuros possuem particularidades que precisarão ser atendidas de forma diferente dos demais bebês.
       O banho do bebê deve ser em um lugar tranquilo, que não possua correntes de ar, pois é um bebê que, na sua perda de calor extrema, gasta energia e pode perder peso, e evita assim também que o bebe se resfrie, após o banho a realização do curativo do coto umbilical é  feito da mesma forma como nos bebês termos, a partir dai os pais podem praticar o canguru que consiste no contato pele a pele do bebê fazendo  o bebê aprender a reconhecer os pais, além de trazer segurança e paz, comprovado também cientificamente que auxilia no ganho de peso do prematuro. Após colocar a fraldinha, colocar sobre o peito, em contato direto com a sua pele, separe um horário e dispense o mesmo para esse momento com o bebê.
    sendo assim, classifica-o pela idade gestacional e peso ao nascer : 2kg (baixo peso)- 1.5 kg( baixo peso extremo).
      A Amamentação:
     
      Teoricamente falando e segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a amamentação deve ser  exclusiva até  os 6 meses de idade, por inúmeros benefícios,  inclusive aos prematuros, salvo quando o pediatra prescreve Leite Artificial (LA), sendo que dependerá da particularidade de cada bebê e se caso a mãe não tiver produzindo leite, nesse caso a produção deve ser estimulada antes de se constatar a não produção do mesmo.
    Muitas mães tem  o desejo de amamentar, mas também  sabe-se que por falta de informação muitas mães deixam de amamentar seus bebês. Os bebês prematuros tem seu Sistema Imunológico imaturo, ainda não se defendem das afecções de maneira tão  vigorosa quanto um bebê que nasce a partir das 37 semanas de gestação, isso porque a imunidade passiva, essa que é transferida de mãe para filho, ocorre no final da gestação e o prematuro não passa por essa fase. Sabemos que o colostro e o leite materno tem dentre as suas propriedades os anticorpos que ajudarão na imunidade do bebê, por isso é  tão  importante.
    Você  pode se perguntar como manter amamentação exclusiva a um prematuro, baixo peso, como é isso?
       Bem, para as mamães que não tiveram problema na produção do leite, podem ordenhar e após a amamentação oferecer o leite ordenhado no copinho ou seringa, tudo isso orientado pela enfermeira antes da alta hospitalar do bebê prematuro. A amamentação deve ser realizada em um local calmo, tranquilo, sem que a mãe tenha pressa de resolver outras coisas e ficar a disposição do bebê  mesmo.
       O bebê deve ser acordado religiosamente de 3/3 horas para ser alimentado, pois é um bebê que devemos evitar a perda de peso e assim também irá criar vínculo de mãe e filho.
      A higienização das mãos é primordial no cuidado do prematuro, acho importante restringir visita nos primeiros dias até que os pais adaptem a rotina do bebê a suas para que se evite estresse e prejudique no cuidado do bebê.
      Bem meninas, como vocês puderam perceber, é um tema extenso e imagino que surgiram muitas outras dúvidas, mas vocês podem sugerir posts que faremos o possível  para fazer para vocês e de alguma forma ajudar a sanar as duvidas.

    A postagem foi escrita pela enfermeira Neo Nanda, também colaboradora de nosso blog e página, valeu Nanda!

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário