Curta Nossa Página do Facebook!


  • Páginas

    segunda-feira, 7 de outubro de 2013

    Gatos, gravidez, toxoplasmose

    Quem nunca ouviu que tem que "dar fim" ao gatinho quando engravida ou nunca engravidou ou nunca teve gatinho. :)
    Quando descobrimos a gravidez são feitos 2 exames relacionados a toxoplasmose, um pra saber se vc está com a doença, outro pra saber se é imune (se já teve em algum momento de sua vida).
     Caso vc seja imune, tá ótimo, você pode até ir no self service comer salada sem medo de ser feliz (apesar de eu nunca me ver sendo feliz ao comer salada), mas caso não seja, CUIDADOO!
    -Sim, cuidado com gatos!
    -NÃAAAAAAO! Com verduras cruas, carnes cruas... Gatos? O cocô deles, talvez, mas é nada tão alarmante!
    Eu nunca tive toxoplasmose, ou seja, se tiver contato vou entrar em parafuso e rezar pra todos os santos protegerem minha filha, e SEMPRE vivi com ao menos um gato em casa, se gato é tão do mal, como nunca tive, hein?
    Gatos são, realmente, hospedeiros definitivos da toxoplasmose, no gato o parasita pode se reproduzir, mas menos de 1% da população felina é portadora e a doença só é transmitida através das fezes. Mesmo assim tu precisa deixar o cocô do bichano 2 dias exposto a no mínimo 36º pra que seja infectante! Achou muito difícil? Pois tem mais: Só pega se ingerido!
    Isso significa que tu precisa que teu gatinho seja azarado o bastante pra fazer parte desses menos de 1% de felinos portadores e que tu sejas porquinha o suficiente pra passar 2 dias sem limpar a caixa de areia e depois de limpar, encostar cocô na mão e dar uma lambidinha! Ai sim!!!!
    A via mais frequente da transmissão da toxoplasmose ocorre por meio da ingestão de carnes cruas ou mal cozidas, ou ainda verduras mal lavadas, recém-colhidas em um pasto aberto. A infecção pode dar-se ainda pela manipulação da carne crua, ou contato com superfícies contaminadas de preparação de alimentos, facas e outros utensílios.
    Então, se vc engravidou e tem um gato, não abandone o bichinho, apenas evite limpar a caixinha de areia ou use luvas, se quiser prevenir mais (eu limpo a caixinha dos meus), e seja feliz com seu bichano na família, dê ao seu baby o prazer de ter um animalzinho na casa ( a minha vai ter 5 peludos, 2 gatos e 3 cães, por enquanto, rs xD )!

    3 comentários:

    1. Tbm passei por isso, continuo passando...
      mas jamais jogarei meu primogenito na rua, rs

      ResponderExcluir
    2. É tão bom ler isso! Tenho 2 filhos felinos e desde q descobri a gravidez tudo q ouço é q deveria me livrar deles, mas jamais faria isso.

      ResponderExcluir